quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Testemunho


Olá a todos! É com muito gosto que vos falo um pouco do nosso Emanuel.
A minha mãe tinha 41 anos quando o Emanuel nasceu, logo foi uma gravidez de risco, no entanto, correu muito bem. Mas após o nascimento começou a notar-se que havia algum problema, pois o bebé não tinha reflexos e era muito inquieto. Então aos 5 meses o pediatra concluiu que o Emanuel tinha de facto um problema; foi aos 3 anos que um grupo de especialistas, vindo do continente, divulgou o diagnóstico feito: paralisia cerebral.
A partir desta altura foi sempre acompanhado por especialistas e graças a esta intervenção precoce teve um desenvolvimento muito positivo.
Foi através da actividade física como a ginástica, e com o trabalho contínuo em casa, em que o meu pai fez mil e uma coisas para que o Emanuel ganhasse força nas pernas, que este começou a andar - coisa que parecia impossível, pois os médicos haviam alertado que com este tipo de doença era raro as crianças conseguirem andar.
Esta foi uma grande vitória na nossa vida!
É verdade que não fala, mas tenta, vai dizendo pai e mãe, ouve perfeitamente e entende no geral o que se diz. É com gestos e sinais que exprime o que sente ou o que quer.
O mais engraçado quando saímos com ele é querer falar com toda a gente. É de mais! As pessoas acham graça e cumprimentam-- no. No caso dos familiares e amigos é abraços e beijos!
O nosso menino é muito alegre, sociável, amoroso e cheio de energia. Por outro lado é teimoso, mimado e sabe o que quer (ou melhor tem que ser tudo a maneira dele). O que é bom porque quer dizer que desenvolveu uma personalidade muito própria.
Ele adora passear! (desde pequeno andou com os meus pais para o mato, para a praia e para as Festas) O seu passeio favorito é de carro (se for com o cunhado melhor ainda), gosta de touradas, de motas, desporto, balões, ouvir música, particularmente Rock (influenciado pelo irmão mais velho). Sem esquecer a parte da comida: é muito guloso!
A sua segunda casa é a escola onde adora estar com os amigos e “enriçar” com toda a equipa que o acompanha. Acho que a parte preferida dele é andar na carrinha e ir para piscina.
Não posso terminar sem homenagear os meus pais porque ambos fizeram uma equipa espectacular tiveram esperança, lutaram e sempre encararam de forma positiva todos os acontecimentos.
De igual forma elogiar a APACDPV pois são pessoas excelentes sem igual, e agradecer a forma fantástica como lidam e trabalham com o Emanuel. É graças a eles que o Emanuel tem tido um progresso maravilhoso e chega a casa feliz.
Por fim, tenho a dizer apenas que o nosso Emanuel é tudo para nós, é a luz que dá sentido à nossa vida! É sem dúvida a nossa alegria, o nosso amor, e a nossa Paz. E é por causa dele que nós somos felizes e nos sentimos completos.
Não posso falar apenas na primeira pessoa do singular, porque o nosso Emanuel é importante para todos nós! Mas especificamente em relação ao que sinto é difícil de explicar, é um amor tão grande que ultrapassa tudo,
não consigo imaginar viver sem o amor, o carinho e amizade especial do meu irmão.

Irmã do Emanuel

Sem comentários:

Enviar um comentário