sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Testemunho











Posso dizer-vos que sou uma felizarda por ter o Celso como irmão. O Celso é um menino portador de Paralisia Cerebral. Paralisia Cerebral é uma doença do foro neurológico que afecta as funções básicas. É provocada por uma lesão no cérebro e no sistema nervoso, ocorrida antes do nascimento, durante o parto ou pouco depois do nascimento.
Depois da doença do Celso ser descoberta, a minha responsabilidade como irmã duplicou, pois apesar de ser ainda criança, percebi naquela altura que o Celso iria precisar muito de mim.

Com o meu irmão aprendi e estou sempre a aprender, pois cada dia é um dia diferente. Ele ensinou-me a ser mais paciente, a ser mais tolerante, mas sobretudo a lutar com mais força pela vida.
Abdico muito do meu tempo e até mesmo de coisas que gosto de fazer para estar com o meu irmão, mas não me arrependo de o fazer, pois ele merece o tempo todo do mundo. Por ele sou capaz de tudo.
Para mim o meu irmão é o meu Ídolo, é a pessoa em que tenho mais orgulho.
Uma das coisas que não suporto é gozarem com o Celso e um certo tipo de olhar, é que por vezes olham e fazem comentários na rua ao meu irmão que fico mesmo irritada.
O olhar de curiosidade que até pode ser de compaixão, mas que é completamente vazio e desinteressado, pode até não ter mal, mas só dá vontade de voltar-me para a pessoa e perguntar: “Está a olhar para ele porquê? - Ele tem Paralisia Cerebral, sabe o que é? - isso é uma reacção que por vezes dá vontade de ter. Porém, existe um olhar que eu percebo perfeitamente que é um olhar embasbacado, e isso chateia-me muito e ao mesmo tempo dá uma dor forte no coração.
Acho que nós familiares, professores, educadores, auxiliares, etc. temos de trabalhar para que as pessoas percebam exactamente que apesar de algumas diferenças, as pessoas portadoras de deficiência têm muitas coisas em que são iguais a todas as outras e que a cima de tudo elas têm sentimentos.

Irmã do Celso

Sem comentários:

Enviar um comentário